O cristão é chamado a brilhar no mundo

Segundo Bento XVI, em sua obra ?Jesus de Nazaré?, Deus, que antes era conhecido, pelo misterioso nome de Javé Seu Filho Jesus, é totalmente revelado. O nome de Deus, pouco pronunciado por um temor servil e incompleto no Antigo Testamento, é pronunciado na sua totalidade em Jesus Cristo. O Deus que é, é o Deus presente e salvador. A revelação do nome de Deus, que começou na sarça ardente, é completa em Jesus, pelo seu poderoso nome.

Em Mateus 10, 1-7, Nosso Senhor, depois determinado de suplicar operários para a messe, número de seus discípulos, nomeia-os e os chama de apóstolos. São os Doze já sabiam por nós. E, junto aos seus nomes também se encontram suas características, são elas parentais ou do próprio caráter, como a Judas Iscariotes: o traidor. Jesus, também nos chama pelo nome: José, Maria, Ana, Rafael, Paulo, Mariana, Flávio, Giovana, Clara, Rodrigo. Enfim, ele também nos escolheu para sua divina messe. Olhou para nós com nossas peculiaridades e jeitos. Mas, se o Senhor nos chamou, qual o nosso papel no mundo? São Josemaria Escrivá, o santo do cotidiano, nos responde: aí onde nossos irmãos, os homens, aí estão como nossas aspirações, nosso trabalho, nossos amores, aí está o lugar do nosso encontro cotidiano com Cristo. Irmãos e irmãs, todos os dias, assim como Deus é anunciado no futuro pelo poder do batismo a vida em Cristo pela Igreja, o Espírito Santo não dá nenhuma brecha para pregar. Deus nos espera a cada dia, em qualquer ambiente, em qualquer função. O heroísmo heroico, nos está feito Santos, dessa nossa messe em cada trabalho diário com zelo e perfeição. Se o talento Deus nos confiou está em lidar com o próximo diariamente, faz o bem, se está cuidando, ensina, administra ou confere, faz-los em vista do Reino dos Céus, pois quanto mais generosos formos por Deus, mais felizes nós seremos . E se errarmos, caindo em pecado, é belo que reiniciemos e consertemos a missão. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim, diz Jesus. Caso resta-nos dúvidas, o Espírito Santo afirma: o Reino de Deus está dentro de vós!

Portanto, irmãos e irmãs, enviados por Jesus, amados pela santa Igreja e protegidos pela Virgem Maria, os Anjos e Santos, o cristão é chamado a brilhar no mundo. Eis a alegria perfeita eis o poder de Deus prolongados a nós. ?Vós sois o sal da terra e a luz do mundo. Brilhe o vosso nome e vossa luz. ? A alegria e a graça caminham juntas, já não há motivo para sermos tristes, a Eternidade se aproxima e, é como está escrito: as que coisas os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4 ), isso bens que Deus preparou para aqueles que são o amam. E Deus nos revelou pelo seu Espírito Santo. A vida vale a pena ser vivida, vale a pena pela Igreja, pelo amigo Jesus, pois os sofrimentos do tempo presente não se comparam morrer com a glória futura.

Sem. Gustavo Albuquerque
Sem. Eduardo Junior