Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

 

Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, Seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

 

 Pai Nosso

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra, como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

 

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

 

Glória ao Pai

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos os degradados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria!
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

 

Ó Meu Jesus

Ó, Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem.

 

Santo Anjo

Santo Anjo do senhor, meu zeloso guardador, se a Ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa, ilumina. Amém

 

Ato de fé

Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas, realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na Cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença quero viver e morrer. Amém.

 

Ato de esperança

Eu espero meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, me dará a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu prometo fazer com o Vosso auxílio. Amém.

 

Ato de caridade

Eu Vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que vos ofender. Por amor de Vós amo meu próximo como a mim mesmo. Amém.

 

Ato de contrição

Meu bom Jesus, crucificado por minha culpa, estou muito arrependido por ter feito pecado, pois ofendi a Vós tão bom, e mereci ser castigado neste mundo e no outro; mas perdoai-me, Senhor, não quero mais pecar. Amém.

 

Ato de confiança

Eu espero meu Deus, com firme confiança, que, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar o Evangelho de Jesus, como eu me proponho fazer com o Vosso auxílio. Amém.

 

Oração pelos Sacerdotes

Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do Altar, que Vos quisestes perpetuar entre nós por meio de Vossos sacerdotes, fazei com que suas palavras sejam somente as Vossas, que seus gestos sejam os Vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da Vossa. Que eles sejam os homens que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus. Que não tenham medo de servir, servindo a Igreja como ela quer ser servida. Que sejam homens, testemunhas do eterno nosso tempo, caminhando pelas estradas da história com Vosso mesmo passo e fazendo o bem a todos. Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos de sua vocação e de sua entrega, claros reflexos da própria identidade e que vivam com alegria o dom recebido. Tudo isso Vos peço pela intercessão de vossa Mãe Santíssima: ela que esteve presente em vossa vida, esteja sempre presente na vida dos Vossos sacerdotes. Amém.

 

Pelo Papa

Deus, Pastor e Guia de todos os fiéis, olhai com benevolência para o Vosso servo o nosso Santo Padre, o Papa Francisco, que quisestes colocar à frente de vossa Igreja. Concedei-lhe, nós Vos suplicamos, a graça de edificá-la com suas palavras e seu exemplo. E que, desta maneira, chegue um dia à vida eterna com todos os que lhe foram confiados. Assim seja.

 

Oração pelo Bispo da Diocese

Ó Deus que velais sobre o Vosso povo com bondade e o conduzis com amor, dai o espírito de sabedoria e a abundância de Vossas graças a Vosso servo, nosso bispo, a quem confiastes o cuidado de nossa direção espiritual, para que ele cumpra fielmente junto de nós os deveres do ministério sacerdotal, e que receba na eternidade a recompensa de um fiel dispensador. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

Oração pelos Seminaristas

Meu bom Jesus, que nos chamastes do nada para a existência e, quando caímos, levantais-nos de novo, olhai com bondade para estes seminaristas de nossa Diocese e fazei que se tornem sacerdotes segundo o Vosso Coração. Ouvi as nossas súplicas por eles e de modo especial pelo seminarista (nome), por quem quero rezar todos os dias e ajudá-lo segundo minhas possibilidades em suas necessidades materiais. Nesta terra, como recompensa não quero outra coisa senão vê-lo servindo a Deus em santidade e que junto ao Altar de Deus se lembre sempre de rezar por nós. Ó Maria, minha Mãe, sob a Vossa proteção queremos colocar esses seminaristas, guarda-os como filhos vossos. Amém.

 

Oração pela vocação do meu filho

Meu Deus e Senhor, quero pedir-Te que este filho que me deste esteja cada vez mais próximo de Ti. Eu quero corresponder à Tua generosidade, entregando-o novamente em Tuas mãos. Faz com que na minha vida haja uma hora suprema de felicidade em que eu veja a Hóstia da salvação nas mãos de meu filho. Sei que não mereço este favor, porém Tu me concedeste a graça de crer e esperar em Ti. Eu quero que um filho sacerdote seja a alegria dos meus últimos dias. Meu Deus e Senhor, que do tronco áspero do meu coração, brote um ramo para o Teu altar. Que o Sumo e Eterno Sacerdote se detenha diante da minha pobre herança e pegue para si o fruto do meu jardim. Amém.

 

Senhor, dai-nos Padres

Senhor, dai-nos Padres:
Para oferecerem todos os dias o Sacrifício divino.
Para reconduzirem a Vós numerosos filhos afastados.
Para iluminarem a fé em todos os que creem em Vós.
Para ensinarem o Evangelho às almas que o desconhecem.
Para darem Vosso perdão ao pecador arrependido.
Para distribuírem a Comunhão às almas famintas de Vós.
Para ajudarem os agonizantes e consolarem os sofredores.
Para acenderem no coração dos homens o amor fraterno.
Para abençoarem nossos lares, oficinas e campos.
Para salvarem nosso Brasil, fazendo-o voltar sempre mais para Vós.
Para que espalhem, no meio de nós, o Vosso Reino.
E guiem nossos passos no caminho do Céu.
Amém.

 

Oração pelas Vocações

Jesus Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a Vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de deus e de toda a humanidade. Amém.

 

Oração a São José pelas vocações

Ó São José, que fostes escolhido por Deus para ser o guarda fiel de Jesus e de Maria, olhai para as necessidades que temos de Sacerdotes, de irmãos e missionários, que sejam sobre tudo educadores da juventude. Obtende-nos numerosos continuadores da obra que realizastes junto de Jesus menino e adolescente, na pessoa de tantos jovens que esperam quem os preserve do erro e do vício e quem lhes distribua a Palavra de Deus e saiba orientá-los para os caminhos consoladores da virtude.
Iluminai as famílias cristãs para que compreendam o dever e a honra de responder ao divino Senhor da messe, que convida a trabalhar com ele na mística vinha da Igreja, e fazei que os jovens sejam dóceis ao chamado divino e perseverantes na sua vocação. Que o Vosso patrocínio enriqueça as comunidades cristãs com muitas e santas vocações para a glória de Jesus, para a honra de Vossa esposa Maria Santíssima, para a propagação do Vosso culto, especialmente entre os jovens e operários, e para o crescimento da Santa Igreja. Amém.

 

Oração pela família

Senhor Jesus Cristo,  vivendo em família com Maria, Tua Mãe,  e com São José, Teu pai adotivo,  santificaste a família humana.  Vive também conosco, em nosso lar,  e assim formaremos uma pequena Igreja,  pela vida de fé e oração,  amor ao Pai e aos irmãos,  união no trabalho, respeito pela santidade do matrimônio  e esperança viva na vida eterna.  Tua vida divina,  alimentada nos sacramentos,  especialmente na Eucaristia  e na Tua Palavra,  nos anime a fazer o bem a todos,  de modo particular aos pobres e necessitados.  Em profunda comunhão de vida  nos amemos na verdade, perdoando-nos quando necessário, por um amor generoso,  sincero e constante. Afasta dos nossos lares, Senhor Jesus, o pecado da infidelidade,  do divórcio, do aborto,  do egoísmo,  da desunião  e toda influência do mal  e do demônio.  Desperta em nossas famílias vocações para o serviço e ministério dos irmãos, em especial, vocações sacerdotais e religiosas. Que os nossos jovens, conscientes e responsáveis, se preparem dignamente para o santo matrimônio. Senhor Jesus Cristo, dá, enfim,  às nossas famílias, coragem nas lutas, conformidade nos sofrimentos, alegria na caminhada para a casa do Pai. Amém.

 

Oração pelas vocações

Ó Bom Pastor, jamais o rebanho se perderá, pois recebemos de Tua vida! Maravilhamo-nos quando vemos o rebanho caminhando porque os operários, mesmo sendo poucos, não param e nem desanimam. Senhor, aqui estamos! Chama-nos e nos envia! Chama de nossa comunidade bons operários para Vossa messe. Chama de nossa casa aqueles que trabalharão no rebanho. Eu estou aqui. Chama-me e me envia, Senhor! Não terei alegria maior do que servi Àquele que é meu Salvador. O Senhor me chamou a trabalhar, Senhor, aqui estou. Amém.

 

Prece do Jubileu do Seminário Diocesano

Ó Deus Pai do chamado primordial, agradecidos e suplicantes, rogamos por todos os que residiram e comemoram os 50 anos do Seminário Diocesano de Presidente Prudente. Nossa prece em forma de ladainha. De tantos chamados e por alguns escolhidos. Reconhecidos por tanta bondade na providência divina; por tantas mãos que construíram; por aqueles que não mais estão conosco; pelos bispos, padres e reitores; pelos benfeitores que estenderam suas mãos e abriram seus cofres; pelos voluntários professores; pelos alunos que por ele passaram; pelas muitas dificuldades compartilhadas; pelo zelo das cozinheiras; pelo toque de Deus em cada vida; pelo carinho de mãos que afagaram dores e lágrimas; pela oração suplicante ao Senhor da Messe; pelo amor derramado em cada pedra edificada... Na materna presença de Maria, Mãe da Igreja e Mãe acolhedora dos vocacionados; na solícita intercessão do amável Pai São José; suplicamos agradecidos à Trindade o que de bom fizeram por nós. Como um ajoelhar-se diante do Sagrado Trono do Altíssimo, adoramos-Te Pai, Filho e Espírito Santo. Para sempre seja o eterno e eterna, a nossa gratidão. Assim seja. Para sempre. Amém.

 

Oração para pedir a Sabedoria

Concede-me, Deus misericordioso, que deseje com ardor o que tu aprovas, que o procure com prudência, que o reconheça em verdade, que o cumpra na perfeição, para louvor e glória do Teu nome. Põe ordem na minha vida, ó meu Deus, e permite-me que conheça o que Tu queres que eu faça, e que o cumpra como é necessário e útil para a minha alma. Que eu chegue a Ti, Senhor, por um caminho seguro e reto; caminho que não se desvie nem na prosperidade nem na adversidade, de tal forma que Te dê graças nas horas prósperas e nas adversas conserve a paciência, não me deixando exaltar pelas primeiras nem abater pelas segundas. Que nada me alegre ou entristeça, exceto o que me conduza a Ti ou de Ti me separe. Que eu não deseje agradar nem receie desagradar senão a Ti. Tudo o que passa se torne desprezível a meus olhos por Tua causa, Senhor, e tudo o que Te diz respeito me seja caro, mas Tu, meu Deus, mais do que o resto. Que eu nada deseje fora de Ti.  Concede-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que Te conheça, uma vontade que Te busque, uma sabedoria que Te encontre, uma vida que Te agrade, uma perseverança que Te espere com confiança e uma confiança que te possua enfim. Concede-me ser atormentado com as Tuas dores pela penitência, recorrer no caminho aos Teus benefícios pela graça, gozar das Tuas alegrias sobretudo na pátria pela glória. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Oração a Maria, Mãe das vocações

Maria, Mãe da Igreja, a Ti nos dirigimos, a Ti que, com Teu sim, abriste a porta à presença de Cristo no mundo, na história e nas almas, acolhendo em humilde silêncio e total disponibilidade o apelo do Altíssimo. Faz que muitos homens e mulheres saibam sentir ainda hoje a voz convidativa do teu filho: segue-me. Faz que encontremos a coragem de deixar as suas famílias, as ocupações, as suas esperanças terrenas e sigam Cristo no caminho por ele traçado. Estende a Tua mão materna sobre os missionários espalhados por todo mundo, sobre os religiosos e as Religiosas que assistem os idosos, os doentes, os deficientes, os órfãos; sobre quantos estão empenhados no ensino, sobre os membros dos institutos seculares, fermento silencioso de boas obras; sobre aqueles que na clausura vivem de fé e amor e suplicam a salvação do mundo.
Amém.

 

Oração pelas vocações religiosas 

Maria Santíssima, fostes prometida no paraíso aos nossos primeiros pais como a Mãe do Salvador do mundo. Chegando à plenitude dos tempos, na virgindade, concebestes o Filho de Deus; na pobreza o educastes e o gerastes  e na obediência, o levastes para o Egito e Nazaré e o acompanhastes até a morte na Cruz. Fazei que tudo o que vós fostes outrora, sejam hoje, na Igreja e no mundo, os religiosos e as religiosas. Por isso alcançai esta graça: que muitos da nossa juventude sigam generosos  o vosso exemplo. Em sua virgindade consagrada se tornem fecundos na santificação do mundo, em sua pobreza evangélica, sejam ricos em tesouros do Evangelho; em sua obediência apostólica irradiem a alegria da liberdade dos filhos de Deus. E Vós, Virgem Santíssima, que sois medianeira de todas as graças, tudo alcançais  do coração do Pai, / porque sempre o pedis por intermédio de Vosso Filho. Sabemos também que é por Vossas preces, que na Igreja de Cristo nascem novas vocações para a vida consagrada. Por isso mesmo a vós confiamos o cuidado de implorar sempre mais vocações. Por isso também felizes vos chamamos a Mãe dos Religiosos, a Mãe das Religiosas. Amém.

 

Oração à Santíssima Trindade

Ó, Altíssima e Santíssima Trindade, fonte de ternura e misericórdia, a Vós gratidão e honra pelo que sois e operais na história. Enviai-nos do alto a Vossa sempiterna sabedoria a fim de que possamos reconhecer-Vos e contemplar-Vos como sois. Sustentai em nós a fidelidade à consagração, a intimidade com o Senhor e a confiança da entrega. Despertai-nos para um novo vigor vocacional, um renovado amor à nossa família religiosa e uma disposição generosa à missão. Neste tempo de graça e de busca de vida nova, concedei-nos a alegria do perdão mútuo, da reconciliação sem reservas e da fraternidade que recria. Concedei-nos ainda a graça de vivermos em constante abertura ao Espírito, atentas aos sinais dos tempos, discernindo os caminhos do Senhor. Dai-nos seguir com confiança como sinais e testemunhas da misericórdia, tecendo a vida fraterna em comunidade, gerando uma vida nova para um tempo novo, na comunhão Trinitária do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.