Esta é a palavra-chave de toda a Bíblia, de toda a História de Salvação, que é a história da vocação de cada um e de todo o povo.

Vem, estabelece uma aliança comigo, eu te envio!

No Antigo Testamento, muitos são os exemplos. Abraão, deixa a tua terra e vem: farei de ti o pai de um povo escolhido... Moisés, que é chamado a ser libertador e condutor de um povo que caminha. Esse mesmo povo que é chamado aos mandamentos, para ir e estabelecer uma terra prometida, um novo templo. Os profetas, os reis, cada um, somos chamados a ir e anunciar e a denunciar as injustiças, a construir o Reino, a apontar o caminho da esperança e da salvação. Enfim, toda a história do Povo de Deus é a história de uma aliança, isto é, de uma vocação.

E o Novo Testamento é uma nova aliança, uma nova vocação de cada um e do corpo todo de tudo transfigurar e integrar-se a Cristo. Vem, diz Jesus continuamente, farei de ti... eu te envio... Pedro e Tiago... Zaqueu como Mateus, Marta e Maria ou Madalena, Paulo e Barnabé... todos desafiados a uma nova relação que inclui uma missão: o Reino de justiça e de paz: ide e batizai, é a vossa vocação; banhai a terra, envolvei-a no amor, na fé e na esperança em Cristo Ressuscitado.

Por isso, vocação não é só para alguns especiais. É para todos (povo escolhido, chamado a ser Corpo de Cristo) e para cada um (chamado  a ser membro vivo, talento e dom para o bem de todos). O homem torna-se humano quando ouve a voz, o apelo interior e exterior a humanizar-se. O cristão ouve na oração e no discernimento dos sinais dos tempos, por dentro e por fora, o apelo a construir o Reino. Segue-Me.

Os textos abaixo propõem algumas meditações e exemplos que possam servir de estímulo a encontrar o caminho próprio que tendo sempre muito de comum, nunca se confunde, nem copia, mas é único, pessoal e intransmissível, fruto de relação interpessoal, fruto do Espírito Santo. Chamamento na liberdade, apelo à libertação.E aí está a questão: todos são chamados mas nem todos são escolhidos, isto é, nem todos respondem em liberdade e estabelecem a aliança. Há que pedir a Deus a graça da liberdade e da fidelidade na resposta que nos constitui como escolhidos.


Vocação de Abraão (Gn 12)

Deus chama Abraão para fazer uma aliança com ele; pede que ele deixe sua família e sua terra. Todo chamado supõe esse princípio: abandonar tudo e preferir radicalmente Deus a todo o restante; é o preço da fecundidade e do dinamismo de toda vocação.

Abraão parte sem saber para onde vai: o fim de sua viagem não lhe é indicado. Acontece o mesmo conosco, quando o Senhor nos chama: sua pedagogia, tão distante de nossa sabedoria humana, convida-nos a confiar n?Ele e a caminhar mesmo que o terreno não pareça firme. Será Ele a encarregar-se de tornar firme o chão sob os nossos pés.

 

 


Vocação de Moisés (Ex 3, 1-15)

Moisés ainda era bebê quando o povo de Israel era escravizado no Egito. O faraó havia promulgado uma lei segundo a qual todos os bebês meninos deveriam ser mortos. Assim que Moisés nasceu, sua mãe o envolveu em panos e colocou-o num cesto dentro do rio. A filha do Faraó, vendo o cesto, pegou a criança e levou-a para o palácio, onde ele foi educado e criado. Já moço, Moisés acaba se envolvendo em algumas enrascadas e foge do Egito. Nesta fuga ele se apaixona e fica responsável por cuidar do rebanho de seu sogro Jetro. Um dia, enquanto pastoreava o rebanho, ele ouviu uma voz que o chamava dentro de uma sarça que queimava; surpreso com o que viu, ele se aproximou. E eis que Deus lhe diz: Moisés meu povo tem sofrido no Egito; quero que você vá e os liberte. No começo Moisés teve medo, pois ficou duvidoso do que poderia fazer, no entanto, ele aceitou o chamado e conduziu o povo para o lugar Deus lhes havia reservado. Moisés ficou com o povo durante quarenta anos no deserto e realizou muitos milagres e prodígios em nome de Deus.

Como Moisés, também eu sou convidado a servir Àquele que me chama, apesar de todas as minhas fraquezas.



Vocação de Isaías (Is 6)

Isaías não nasceu profeta. Sua vocação foi-lhe dada no ano em que morreu o rei Uzias, após espetacular visão: Deus mostrou-se a ele, sentado em seu trono, guardado por serafins de seis asas, que clamavam: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos exércitos; toda a terra está cheia de Sua glória. Diante disso Isaías humilhou-se, lembrando-se de seus pecados: Ai de mim, gemeu, que estou perdido, porque sou um homem de lábios impuros, habito no meio dum povo que tem os seus também impuros, e vi com meus olhos o Senhor dos exércitos. Esse ato de humildade foi agradável a Deus. Ordenou que um serafim tomasse do altar, com uma tenaz, uma brasa, e com ela purificasse os lábios de Isaías. Então Isaías ouviu uma voz que dizia: Quem enviarei? E quem irá por nós? Nesse momento, Isaías, cheio de zelo pela glória de Deus, exclamou: Aqui me tens, Senhor; envia-me.

Da mesma forma Deus espera que aja o cristão: responda ao chamado que Ele faz e se disponha incondicionalmente a servi-lo.


Vocação de Samuel (1Sam 3)

Samuel era um jovem que servia ao templo do Senhor junto do sacerdote Eli. Este jovem ainda não conhecia o Senhor, ou melhor, não tinha uma experiência profunda com o Senhor, e numa certa noite antes que a lâmpada de Deus se apagasse, ele escutou uma voz que lhe chamava: Samuel! Assustado, levanta-se e vai ao encontro de Eli, preocupado, pensando que ele este o chamava; Eli, porém, diz que não o chamou e manda-o retornar ao sono.

Já dormindo, Samuel novamente escuta a voz, e, novamente, corre até Eli, que lhe diz: Samuel, se escutar outra vez esta voz diga: Estou aqui Senhor, e assim Samuel fez; quando ouviu a voz de Deus que chamava disse sim. Depois deste sim, Samuel se tornou um grande líder de Israel e , apesar de árdua, sua missão foi uma das mais frutificadoras; ele ungiu Saul e Davi, e orientava o povo de Deus.

 

Vocação de Davi (1Sam 15, 35b ss)

Jessé possuía muitos filhos, Davi era o filho rejeitado de sua casa. Davi sempre estava esquecido; vivia nos campos cuidando das ovelhas. Seu chamado se dá quando Samuel vai à procura de um novo rei para Israel, indo até a casa de Jessé, lugar aonde Deus o mandou e fica admirado com os filhos dele, pois todos eram fortes e esbeltos. Deus, no entanto, vê o coração e não a aparência; pede a Samuel que procure o outro filho; Jessé, então, manda chamar Davi. Ao chegar, Deus fala a Samuel: é este o escolhido; imediatamente Samuel unge Davi.

Em toda a Bíblia nunca houve um homem segundo o coração de Deus como Davi, ele foi o maior rei da história de Israel, temente e fiel a Deus, venceu inúmeras batalhas e escreveu muitos salmos em louvor a Deus. Veja-se que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos; Davi é o maior exemplo disso.


Vocação de Jonas (Jn)

Muitas vezes somos chamados por Deus, mas tentamos de todas maneiras fugir do propósito dele para nossas vidas. Assim tentou fazer Jonas: Deus o chamou para ir até Nínive para pregar àquele povo pedindo que se convertesse e se arrependesse de seus pecados, a fim de que desgraças não lhes sobreviessem. Jonas não quis ouvir o apelo de Deus e num navio, quando estava já em alto mar, uma grande tempestade se formou e todos ficaram apavorados, começaram a discutir para saber de quem seria a culpa daquela borrasca. Depois de muita discussão entenderam que a culpa era de Jonas, que havia desagradado a Deus; lançaram-no, por isso, ao mar. Caindo no mar, um peixe gigante engoliu-o e ele no peixe ficou por três dias, onde pôde refletir o chamado que lhe tinha sido feito. Cuspido na praia, conseguiu compreender que não adiantava fugir do chamado de Deus. Foi à Nínive e fez o que Deus lhe havia pedido, e todos creram e se converteram. E a cidade foi salva.

Não posso, vendo a história de Jonas, fugir do chamado de Deus. Confiante, também eu devo deixar ser conduzido por ele e sempre fazer a Sua vontade. Se Deus me chama, respondo: Eis-me aqui, envia-me!

 

Vocação de Maria (Lc 1, 26ss)

É surpreendente o modo de agir de Deus! Vale-se de pessoas simples para realizar seus misteriosos planos. Todo o povo de Deus esperava pela vinda do Messias. E qual a mulher que não gostaria de ser sua mãe? A escolhida foi uma jovem desconhecida, de uma cidade e região sem importância: é Maria de Nazaré na região da Galileia. Ela será a mãe do Salvador, do Libertador, a mãe do filho de Deus.

A Bíblia não fala muito sobre Maria, mas nos diz tudo o que devemos saber. É uma virgem de Nazaré. Solicitada por Deus, ela se dispôs inteiramente: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo tua palavra! Ela deu o seu Sim. Sem conhecer todo o caminho de devia percorrer, sabia, entretanto, que Deus merece toda confiança. E entregou-se em suas mãos. E foi fiel até o fim. Em Nazaré foi um sim alegre; aos pés da cruz, um sim na dor. Mas um sim inteiramente fiel, dado com o amor mais generoso. Ela permanece firme na incompreensão, na perseguição, na incerteza, na dor.

Maria esteve presente nas Bodas de Caná, solícita e atenta, dando ocasião ao primeiro milagre de Jesus, e convidando-nos a fazer tudo o que ele nos disser. Esteve presente na vida pública de Jesus, deixando-se evangelizar por seu ministério. Esteve com os apóstolos no cenáculo, orando na espera do pentecostes. E continua presente até hoje na vida dos cristãos que a aceitam, especialmente, na daqueles que aceitam, como ela, o chamado e a vontade de Deus. Maria é a Mãe dos vocacionados!

 

Vocação de Paulo (At 9)

Paulo é um sinônimo de missão, pois não houve alguém com tanto ardor missionário como ele. Mas como se deu este chamado missionário?

Até parece mentira, mas Paulo, ou melhor, Saulo era um dos maiores perseguidores dos cristãos. O que ele menos esperava, porém, é que Cristo sondava seu coração. Num certo dia, quando ia para Damasco, ouviu uma voz que dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Suas vistas desapareceram e ele caiu ao chão; assustado, não sabia o que fazer. Foi-lhe dirigida, então, a palavra para que procurasse Ananias; e assim ele fez. Tendo encontrado Ananias, foi batizado e recuperou a visão. A partir deste momento Saulo se tornou Paulo e, pouco a pouco, foi conquistando a comunidade cristã que ainda guardava receios dele.

Dessa forma, Paulo, apaixonado por Cristo foi cada vez mais longe anunciar o Evangelho; por onde passava, formava novas comunidades, até chegar ao fim, em Roma, onde morreu por Cristo. Uma das dimensões da vocação é a missão. Nenhuma vocação é vocação se não for, ao mesmo tempo, missão. A minha primeira vocação é anunciar; anunciar o Cristo que transformou a minha vida. O padre, antes de tudo é missionário.

 

Outros exemplos de Vocação na Bíblia

Antigo Testamento

- Vocação de Judite (Jt 8, 30?9,17)
- Vocação de Ester (Est 4)
- Vocação de Jeremias (Jr 1)
- Vocação de Eliseu (1Rs 19)
- Vocação de Amós (Am 8)
- Vocação de Ezequiel (Ez 3,4)


Novo Testamento

- Operários necessários à ceifa (Mt 9, 36ss)
- Trabalhadores da vinha (Mt 20, 1-16)
- Parábola dos filhos (Mt 21, 28-32)
- Parábola dos convidados (Mt 22, 1-14)
- Chamamento dos primeiros discípulos (Mc 1, 14-20)
- O jovem rico (Mc 10, 17-27)
- Há que deixar tudo (Mc 10, 28-30)
- Irás adiante preparar os caminhos (Lc 1, 76-79)
- A pesca milagrosa (Lc 5, 1-11)
- As condições para seguir Jesus (Lc 9, 57-62)
- Missão, alegria, serviço (Lc 10, 1-38)
- Renunciar a tudo (Lc 14, 25-33)
- Vocação dos primeiros discípulos (Jo 1, 35-51)
- A quem iremos? (Jo 6, 68)
- Fui Eu que vos escolhi a vós (Jo 15, 9-17)
- Vai... diz-lhes... (Jo 20, 17-18.23)
- Tu, segue-me (Jo 21, 15-19)
- Paulo chamado e enviado (Gl 1, 12-16)
- Chamados à liberdade e a libertar (Gl 4, 13-15)
- Chamados pelo Senhor (1 Cor 1, 1-3)
- Escolheu os fracos (1Cor 1, 27)
- Diversidade de talentos (1Cor 12, 7-12)
- Ministros da Palavra (2Cor 5, 17-21)
Viver na confiança, como soldado de Cristo (1Tm 1, 12.21-8)