Vocação

No mês de agosto toda a Igreja celebra as vocações que são provenientes de Deus. A própria palavra vocação vem do latim vocare, que quer dizer chamar, ou seja, um chamado que é feito por Nosso Senhor Jesus Cristo. A vocação sacerdotal é de suma importância para a vida da Igreja fundada por Nosso Senhor. A importância é tamanha que São João Maria Vianney, padroeiros dos sacerdotes disse:

"Quem coloca Jesus no Sacrário? O padre. Quem acolheu nossa alma na entrada da vida? O padre. Quem alimenta nossa vida na peregrinação terrestre? O padre. Quem prepara nossa alma para comparecer diante de Deus? O padre. É o padre quem dá continuidade a obra da redenção na terra".

 

Esta belíssima vocação é um dom de Deus fora constituída na quinta-feira Santa, véspera de sua paixão, porém antes disso já vemos o pedido que Cristo faz a seus discípulos para cuidar de suas ovelhas.

Mas como podemos saber se alguém recebeu o chamado de Deus para essa missão? Para qualquer comunicação é necessário um emissor que fornece a mensagem e um receptor que recebe e interpreta, quem faz o chamado é Deus, cabe a nós ouvir. Porém não podemos nos esquecer que todos nós possuímos uma vocação, seja matrimonial, sacerdotal, de vida consagrada etc, por isso além de ouvir deve discerni, ou seja, entender aquilo que o Senhor está me chamando, por isso é necessário fazer um acompanhamento com um padre que poderá ver quais são os indícios de vocação, ou se é apenas um respeito ou admiração, após analisado isso, o futuro sacerdote se abre para a formação, que como uma pedra preciosa, vai se polindo para mostrar todo seu brilho e valor, e desta forma salvar o máximo de almas para o reino de Deus.

Diante disso e atendendo outro pedido de Nosso senhor, rezemos sempre pelas vocações, para que Deus seja sempre generoso, concedendo guias para nossa vida espiritual e principalmente Santos que viveram suas vocações e assim alcançaram a santidade.

 

Seminarista Alexandre